Suécia faz gesto fundamental para fornecer até 150 caças Gripen à Ucrânia – ESD

Segundo informações do site European Security & Defence – ESD, o governo sueco delineou um potencial grande acordo de exportação para fornecer caças Saab Gripen à Ucrânia. Na presença do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, em visita às instalações da Saab em Linköping, sul da Suécia, em 22 de outubro de 2025, o primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson declarou: “Estou orgulhoso de ter recebido o presidente Zelenskyy na Suécia e em Linköping. Hoje assinamos uma importante Carta de Intenções, marcando um passo em direção a um possível acordo massivo de exportação de caças Gripen – provavelmente entre 100 e 150 caças – para construir uma nova e muito forte Força Aérea Ucraniana. O presidente Zelenskyy também teve a chance de ver em primeira mão as impressionantes capacidades do caça Gripen. Isso fortalecerá a Ucrânia, a Suécia e a Europa.”

Além do fornecimento de Gripens, a cooperação sueco-ucraniana incluirá a troca de experiência e conhecimento em combate aéreo e defesa e no uso de capacidades avançadas nessas áreas. “A Ucrânia tem uma experiência única em combate aéreo e defesa que a Suécia pode aproveitar“. Correspondentemente, a Suécia tem experiência em “Desenvolvendo e operando sistemas avançados como o JAS 39 Gripen“, afirmou um comunicado à imprensa do gabinete do primeiro-ministro sueco.

Em sua conta nas redes sociais X, em 22 de outubro, o presidente Zelenskyy declarou: “Valorizamos muito nossas relações com a Suécia e todas as formas de apoio ao nosso povo. E hoje, um dos principais tópicos de nossas negociações foi o fortalecimento das capacidades de defesa da Ucrânia. Consideramos a aeronave JAS 39 Gripen um dos elementos mais eficazes desse esforço e contamos com as primeiras entregas de Gripens já em 2026.” Essas entregas antecipadas de Gripens provavelmente envolverão caças Gripen C/D da antiga Força Aérea Sueca (SwAF).

No entanto, o grande número de Gripens a serem potencialmente adquiridos — até 150 — significa inevitavelmente que as entregas subsequentes serão do Gripen E de última geração da Saab. Em 20 de outubro, dois dias antes da visita de Zelenskyy à Suécia, a SwAF aceitou em serviço seu primeiro Gripen E. Sessenta deles foram encomendados para a SwAF, que atualmente mantém uma frota de 71 Gripen Cs e 23 Gripen Ds. Quando o governo sueco decidiu em fevereiro de 2013 adquirir 60 Gripens de última geração, o plano original era conseguir isso por meio da modernização dos Gripen C/Ds.

No entanto, foi posteriormente decidido que os Gripen C/D seriam mantidos para preservar a massa de combate da SwAF, enquanto os Gripen E seriam aeronaves de nova construção. Em abril de 2022, a agência sueca de compras de defesa (FMV) anunciou que todos os Gripen C/D da SwAF seriam atualizados para mantê-los operacionalmente relevantes até 2035. Quarenta Gripen C/D serão mantidos pela SwAF assim que os 60 Gripen E entrarem em serviço, para uma frota total de 100 Gripens. Isso potencialmente deixaria 54 Gripen C/D disponíveis para a Ucrânia quando os Gripen E entrarem em serviço na SwAF de acordo com os planos atuais – que podem, é claro, mudar agora. Também pode haver Gripens mais antigos armazenados.

Embora a Força Aérea Ucraniana atualmente opere caças Lockheed Martin F-16A mais antigos, doados pelas forças aéreas europeias em processo de conversão para o Lockheed Martin F-35 (58 F-16 foram prometidos), o Gripen tem sido frequentemente apontado como uma solução ideal para a Ucrânia, por ser considerado muito capaz, mais fácil de voar e capaz de operar em rodovias, no que a OTAN chama de Emprego Ágil em Combate (Agile Combat Employment – ACE). Isso poderia tornar a aeronave menos suscetível a ataques aéreos russos enquanto estiver em solo.

Fonte: European Security & Defence



Descubra mais sobre InvestDefesa.org

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.