Cingapura comprará 8 F-35As, expandindo a frota JSF para 20 – Breaking Defense

“WASHINGTON – A Força Aérea da República de Cingapura comprará oito jatos furtivos F-35A, aumentando sua frota total de Joint Strike Fighter para 20, anunciou hoje o Ministério da Defesa do país. Em uma postagem no X , o Ministério da Defesa disse que os oito F-35As complementariam um pedido existente de 12 aeronaves F-35B.

A variante A é projetada para decolagens e pousos convencionais, enquanto a variante B abriga um ventilador de elevação para facilitar decolagens curtas e pousos verticais.  “ Os gastos constantes com a defesa permitiram esta decisão calculada, incluindo a atualização de meia-idade dos F-16 antes de serem progressivamente retirados a partir de meados da década de 2030 e substituídos pelos F-35”, diz o post do ministério.

Um pedido da Força Aérea de Cingapura para atualizar 60 F-16 foi aprovado pelo Departamento de Estado dos EUA em 2015 e concluído no ano passado .  De acordo com uma reportagem da Bloomberg , o ministro da Defesa de Cingapura, Ng Eng Hen, informou hoje ao parlamento do país que os jatos seriam entregues no prazo de 2030. O fabricante do avião, Lockheed Martin, afirma que o primeiro F-35B está programado para chegar em 2026.   

Os países tendem a comprar apenas a versão A ou B do caça trivariante, colocando Singapura nas fileiras dos EUA, Itália e Japão como países que voam nas variantes A e B. Somente a Marinha dos EUA compra a variante C lançada pelo porta-aviões. 

A medida de Singapura sublinha o crescente mercado internacional para os caças stealth, onde vários países foram estimulados a modernizar as suas frotas e a reforçar os gastos com defesa na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia e de uma ameaça crescente da China no Indo-Pacífico. 

A forte demanda pelo caça furtivo deve gerar uma linha de produção movimentada nas instalações da Lockheed em Fort Worth, Texas, durante grande parte da década, disseram especialistas anteriormente ao Breaking Defense , embora tenham alertado que o maior empreiteiro de defesa do mundo poderia ser desafiado a entregar os jatos em um oportunamente dada a demanda.

Uma decisão recente de reduzir as compras de F-35 do Pentágono no ano fiscal de 2025, conforme relatado pela Reuters, poderia liberar algumas vagas de produção para clientes estrangeiros, embora a revista Air & Space Forces tenha notado recentemente que vários desafios poderiam tornar esse cenário improvável se os cortes ir através.”


Artigo original (em inglês): https://breakingdefense.com/2024/02/singapore-to-buy-8-f-35as-expanding-jsf-fleet-to-20


Descubra mais sobre InvestDefesa.org

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.