TÓQUIO – O Japão assinou um acordo com os Estados Unidos na quinta-feira para comprar até 400 mísseis de cruzeiro Tomahawk como parte de sua contínua escalada militar em resposta ao aumento das ameaças regionais.
O governo do primeiro-ministro Fumio Kishida comprometeu-se a duplicar os seus gastos anuais com a defesa para cerca de 10 biliões de ienes (68 mil milhões de dólares) até 2027, o que tornaria o Japão o terceiro maior gastador militar do mundo, depois dos Estados Unidos e da China.
O ministro da Defesa, Minoru Kihara, anunciou em dezembro uma decisão de acelerar a implantação de alguns Tomahawks e mísseis terra-navio Tipo 12 de fabricação japonesa a partir do ano fiscal de 2025, um ano antes do plano original. O governo diz que o Japão enfrenta o ambiente de segurança “mais severo” desde a Segunda Guerra Mundial devido às ameaças da China e da Coreia do Norte, o que o levou a aumentar a cooperação militar com os EUA, Austrália, Grã-Bretanha e outras nações amigas.
Em novembro, os EUA aprovaram uma venda de dois tipos de Tomahawks por US$ 2,35 bilhões – 200 mísseis Bloco IV e 200 versões atualizadas do Bloco V. Eles podem ser lançados de navios de guerra e atingir alvos a 1.600 quilômetros de distância, disseram autoridades.
Artigo completo: https://www.defensenews.com/global/asia-pacific/2024/01/18/japan-buys-hundreds-of-tomahawk-missiles-from-united-states/
Descubra mais sobre InvestDefesa.org
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
