A Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais integrada em vários setores, incluindo o setor de seguros, e tem mostrado um potencial significativo para auxiliar no crescimento dos negócios, uma vez que tem potencial de aumentar a segurança e melhorar a precisão de suas análises.
Mas em que momentos (ou fases) do negócio de uma seguradora, o uso de ferramentas de IA pode ser benéfico? Vejamos algumas das suas principais aplicações:
- Avaliação de riscos e preços: A IA pode ser usada para analisar uma grande quantidade de dados para avaliar com precisão o risco associado ao seguro de uma entidade específica. Isso pode levar a preços mais precisos das apólices de seguro, o que pode ajudar as seguradoras a oferecer taxas competitivas e, ao mesmo tempo, manter a lucratividade.
- Detecção de Fraude: A IA também pode ser usada para detectar reivindicações (demandas) fraudulentas, o que pode economizar quantias significativas de dinheiro para as seguradoras. Nesse sentido, por exemplo, um estudo intitulado “Machine Learning Cybersecurity Adoption in Small and Medium Enterprises in Developed Countries “ , por Nisha Rawindaran et al., discute como as técnicas de aprendizado de máquina estão sendo adotadas para proteger dados e identificar ameaças no ecossistema de PME.
- Cibersegurança: as empresas de seguros são frequentemente alvos de ataques cibernéticos. A IA pode ajudar a aprimorar as medidas de segurança cibernética, protegendo dados e sistemas confidenciais contra violações. Um estudo intitulado “Integration of Cloud, Internet of Things, and Big Data Analytics” por G. Somani et al., discute como a integração da nuvem computação, IoT e análise de big data, todos alimentados por IA, estão se tornando centrais para suporte de tecnologia para uma variedade de aplicativos, incluindo melhor experiência do cliente e previsões precisas.
- Conformidade regulatória: as empresas do setor de seguros geralmente precisam cumprir uma série complexa de regulamentações nacionais e, não raramente, internacionais. A IA pode ajudar as seguradoras a garantir que estão cumprindo todos os regulamentos relevantes, o que pode evitar multas caras e danos à sua reputação.
- Processamento de Reclamações: A IA pode ajudar a simplificar o procedimento de processamento de reclamações, tornando-o mais rápido e eficiente. Isso pode levar ao aumento da satisfação do cliente, o que, por sua vez, pode levar ao crescimento dos negócios.
- Análise preditiva: a IA pode ser usada para prever tendências e riscos futuros, o que pode ajudar as seguradoras a se prepararem e se adaptarem. Isso pode levar a uma melhor tomada de decisões e ao crescimento dos negócios.
- Integridade e Risco de Corrupção: Um estudo intitulado “Building Integrity and Reducing Corruption Risk in Defense Establishments” por M. Pyman et al., discute a importância da integridade e a redução do risco de corrupção nos estabelecimentos de defesa, mas que também ocorre em diversos outros setores. Nesse sentido, a IA pode, efetivamente, desempenhar um papel no monitoramento e detecção de corrupção potencial, aumentando assim a integridade.
Estas são apenas algumas das situações em que o uso de IA pode auxiliar as seguradoras na condução de seus negócios com maior segurança e precisão. Naturalmente, os contextos podem variar de acordo com as necessidades e circunstâncias específicas de cada seguradora, uma vez que estas operam transversalmente, operando em mercados distintos.
De todo modo, trata-se de um cenário que amadurece cada vez mais, obrigando as empresas seguradoras, bem como seus clientes, a manterem-se constantemente atualizados acerca destas inovações.
Descubra mais sobre InvestDefesa.org
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
